No 1º jogo do oitavo dia a Suécia garantíu a vitõria de 1-0 diante da Eslováquia através de uma grande penalidade marcada friamente por Emil Forsberg permitiu à Suécia vencer o duelo do Grupo E.
A partida de São Petersburgo começou com oportunidades dos dois lados, pela Suécia Sebastian Larsson obrigou Martin Dúbravka a mostrar atenção num remate de longe, enquanto pela Eslováquia foi Juraj Kucka que cabeceou ao lado. Depois disso, as equipas encaixaram e as situações de perigo escassearam até ao intervalo.
O suplente Robin Quais foi derrubado por Dúbravka na área da Eslováquia a 15 minutos do final e Emil Forsberg não perdeu a oportunidade de dar o triunfo à Suécia na conversão de uma grande penalidade.
Emil Forsberg tornou-se no primeiro jogador sueco a marcar num EURO desde Seb Larsson em 2012 e permitiu ao seu país superar a bem organizada defesa da Eslováquia no Grupo E e ficar mais perto dos oitavos-de-final.
No segundo jogo os checos empatam diante da Croácia a um golo, República Checa que ganhou vantagem quando Dejan Lovren cometeu falta sobre Patrick Schick na grande área croata e o próprio atacante fez, de penálti, o seu terceiro golo nesta fase final. Ante Rebić teve nos pés o empate logo a seguir, mas não marcou e a República Checa saiu em vantagem para o intervalo.
Ivan Perišić mostrou bem mais eficácia a abrir o segundo tempo e a Croácia chegou ao empate. Motivados, os pupilos de Zlatko Dalić partiram em busca da sua primeira vitória no Grupo D, mas a República Checa resistiu e chegou aos quatro pontos no grupo.
Finalmente, no último jogo do dia, Inglaterra e Escócia empataram a zero para grupo D, no estádio de Wembley, em Londres. Com o empate os Ingleses ainda nãio confirmaram a qualificação para os 8ºs de final, mas lideram o grupo exaquo com a República Checa com 4 pontos, os Escoceses somaram o seu 1º ponto.
Neste sábado, 19 de junho teremos os seguintes encontros
Grupo F: Hungria vs. França (14h00, Budapeste)
Grupo F: Portugal vs. Alemanha (17h00, Munique)
Grupo E: Espanha vs. Polónia (20h00, Sevilha)