ANGOLA E UA ABORDAM MUDANÇAS INCONSTITUCIONAIS EM ÁFRICA

103

A abordagem teve lugar, em Addis-Abeba, Etiópia, durante um encontro entre o embaixador de Angola na Etiópia, Francisco da Cruz, e o Comissário para os Assuntos Políticos, de Paz e Segurança da União Africana, Bankole Adeoye.

Em nota, a Embaixada de Angola na Etiópia, refere que, na ocasião, Bankole Adeoye elogiou Angola pela visão que o Presidente João Lourenço teve em chamar a atenção do continente para reflectir e combater o terrorismo e as mudanças inconstitucionais de regime em África.

Trata-se de mudanças por via de golpes de Estado que afectam os objectivos da agenda 2063 da UA, principalmente sobre o silenciar das armas e caminhar o desenvolvimento económico do continente.

Marcado para finais de Maio deste ano, em Malabo, Guiné-Equatorial, a Cimeira sobre o Combate ao Terrrorismo e às mudanças inconstitucionais de regime em África foi aprovada pela Assembleia de Chefes de Estado e de Governo da UA.

O encontro entre o também Representante Permanente de Angola Junto da UA, Francisco da Cruz, e o Comissário Bankole Adeoye foi, igualmente, marcado pela discussão sobre a inserção de quadros angolanos no Departamento de Assuntos Políticos, Paz e Segurança da União Africana.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here