A selecção angolana sénior masculina de basquetebol foi eliminada, esta quarta-feira, da “corrida” aos Jogos Olímpicos de Tóquio2020, ao averbar, frente à Eslovénia, a segunda derrota (68-118) no torneio de qualificação que decorre na cidade lituana de Kaunas.
Integrada no grupo B, Angola não teve chance para equilibrar o jogo ante a campeã europeia em título e ao intervalo estava em desvantagem de 34 pontos de diferença (30-64).
Yanick Moreira (15 pontos), Pedro Bastos (12 pts), Glofate Buiamba (10) e companheiros tiveram igualmente uma segunda parte para esquecer, embora tivessem equilibrado o quarto e último período (24-28).
Na altura, o “cinco” nacional tinha praticamente o desaire consumado, pois o placar registava já desfavoráveis 44-90, o que levou o seleccionador Josep Clarós a “rodar” o banco de suplentes, ou seja, utilizar todos os jogadores, na perspectiva de dar alguma competitividade ao grupo, tendo em vista o próximo compromisso da selecção (Afrobasket2021).
É a terceira tentativa falhada de Angola, desde o torneio pré-olímpico de 2012, em Caracas (Venezuela), seguido da prova de 2016, em Belgrado (Sérvia).
Terça-feira, no primeiro jogo, o conjunto angolano perdeu diante da Polónia, por 64-83.
A selecção passa por um período menos bom do ponto de vista técnico-competitivo, caracterizado, entre outros aspectos, pela ausência de atletas à altura das exigências que se impõem em provas do género, nas quais vê-se obrigada a defrontar algumas das principais potências do basquetebol mundial.
Independentemente do resultado que se registar no jogo entre si, polacos e eslovenos avançam para a fase seguinte, onde defrontam, em sistema cruzado, o primeiro e segundo classificados do grupo A, constituído pela anfitriã Lituânia, Venezuela e Coreia do Sul.