Uma instituição denominada “ Fundação Bruno Fernando”, tendo como patrono o atleta angolano com o mesmo nome, que evolui no Atlanta Hawks da NBA, foi nesta quinta-feira, apresentada em conferência de imprensa, em Luanda.
Tendo como base três pilares, a organização se propõe promover a inclusão social através da saúde, educação e da prática desportiva fundamentalmente nas periferias.
Consta igualmente dos objectivos o fomento de parcerias locais e internacionais para a criação de acções que promovam o desenvolvimento social das comunidades, além da angariação de fundos para apoio ao financiamento de projectos próprios dentro do grupo alvo.
No quadro do desporto, por exemplo, a fundação do primeiro e único angolano a evoluir na maior liga de basquetebol do mundo pretende identificar locais para a construção de quadras polidesportivas a nível nacional, essencialmente, para crianças menos privilegiadas.
Anualmente será organizado um campo de treino para que os jogadores talentosos sejam observados por agentes desportivo e eventualmente beneficiarem de bolsas de estudos dentro ou fora do país para estudarem e praticarem desporto.
No quadro da saúde, prevê-se trabalhar no combate ao cancro e à malária, enquanto para a educação estão em estudo várias acções de desenvolvimento tendo como foco menores com menos posse.
Enquanto se identificam agentes ou instituições para parcerias, a Fundação realiza no sábado a primeira actividade tendo como palco o Centro de “Vivência Feliz”, no município de Viana (Quilómetro nove). No final, serão entregues kits de higienização, de biossegurança, material escolar, desportivo e produtos alimentares.
Para a fim-de-semana seguinte (também num sábado), foi escolhida a comunidade de “Boa Esperança”, no município das Mabubas, província do Bengo.
Naquele local, Bruno Fernando e equipa farão a entrega de kits agrícolas, material de educação, de biossegurança, além do lançamento da primeira pedra para a reabilitação de uma escola do ensino primário.
Bruno Fernando, 22 anos, iniciou a carreira desportiva no 1º de Agosto. Despertou o interesse de agentes americanos e foi convidado a prosseguir os estudos e a carreira desportiva nos Estados Unidos da América, graças ao seu desempenho no Campeonato do Mundo de Sub -17, em 2014.