ESCOLA DE FUTEBOL NORBERTO DE CASTRO A BEIRA DE ENCERRAR EM VIANA E MUDAR-SE PARA OUTRO PAÍS

781

Das primeiras escolas de futebol em Angola, a funcionar ininterruptamente desde 2005 a ESCOLA DE FUTEBOL NORBERTO DE CASTRO, ao longo destes anos formou mais de 200 jogadores que actualmente jogam no País entre girabola, 2ª divisão, provinciais e até no estrangeiro.

Jogadores como, Geraldo atualmente na Turquia depois de ser passado pelo Brasil, Angola e Egipto, os internacionais Herenilson ou Paizon do 1º de Agosto, são apenas alguns dos muitos nomes que foram forjados nesta escola.
Até a presente data, a instituição desportiva e escolar tinha também expandido a sua acção para a província do Huambo com a criação de um núcleo, sendo que alguns dos melhores atletas têm sido colocados a testar na Europa e América do Sul tal como os pertencentes ao núcleo central de Luana.
O projeto desportivo, tem também elevado pendor social, visto que retira várias crianças das ruas e ás insere no sistema de ensino, evitando que elas estejam suscetíveis a outras práticas nocivas, como é o caso da delinquência juvenil.
Apesar desta faceta socio desportiva , a ESCOLA DE FUTEBOL NORBERTO DE CASTRO tem sido única e simplesmente mantida com fundos próprios do seu proprietário, beneficiando as comunidades em particular e a sociedade em geral, entretanto, tudo isso sobre o olhar silencioso da autoridades governativas.
Nos últimos anos, o complexo tem-se debatido com vários problemas, como a falta de apoio das autoridades no abastecimento de água potável para o seu regular funcionamento, daí que o seu presidente sempre apelou para a necessidade de apoios não só do Estado, mas também de particulares, para a manutenção do espaço.
“Nós fizemos um trabalho social a nível do país que é reconhecido pela sociedade. De facto, é difícil sobreviver sem contrapartidas, precisamos parceiros locais para podermos sobreviver, porque se nós não encontrarmos parceiros locais vai-nos ser muito difícil progredir”, disse Norberto de Castro numa das suas entrevistas.
Como não surgem apoios e parceiros locais, a administração da ESCOLA DE FUTEBOL NORBERTO DE CASTRO recebeu propostas para a transferência do projeto para a Namíbia e Brasil, facto que agrada o seu proprietário, porque naqueles Países existe a garantia de apoio e envolvimento institucional no projeto.
De referir que o reconhecimento do trabalho efetuado pela ESCOLA DE FUTEBOL NORBERTO DE CASTRO, levou a que em Abril de 2017 o Sporting de Portugal assinasse um protocolo com a escola , tendo feito deslocar o ex-presidente “leonino” Bruno de Carvalho para oficialização do protoloco.
O Complexo Desportivo e Escolar Norberto de Castro, localizado em Viana, foi fundado a 28 de Agosto de 2005, pelo antigo presidente angolano José Eduardo dos Santos.
O complexo funciona com mais de 500 crianças a nível do país, fazendo parte de um ciclo de formação desportiva e académica.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here