José Mourinho recebe indemnização de 25 milhões de euros e salário até encontrar novo clube

77

José Mourinho falou pela primeira vez desde o anúncio da saída do comando técnico do Tottenham.
Mourinho regressou a casa em Londres e à espera tinha os jornalistas, que bem tentaram saber o que vai na alma do treinador português por estes dias, mas sem sucesso.
O técnico diz que não precisa de uma pausa na carreira e reitera a intenção de continuar ligado ao futebol.
Mourinho revelou boa disposição e até gravou um vídeo para partilhar nas redes sociais.
O despedimento rendeu ao treinador uma indemnização de 25 milhões de euros e o salário, até encontrar novo clube. Contas feitas, só em indemnizações, Mourinho superou os 80 milhões de euros por quebra antecipada de contrato nos clubes que orientou.
Ao longo dos últimos anos o treinador português de 58 anos tornou-se uma figura incontornável no futebol inglês pelos títulos conquistados e… pelas indemnizações recebidas. Mourinho foi despedido dos três clubes que orientou, até ao momento, em terras de Sua Majestade. No Chelsea isso até aconteceu por duas vezes. Vamos à cronologia dos factos (e às contas, também).
Em 2007, altura da primeira passagem de Mourinho por Stamford Bridge, Roman Abramovich teve de pagar uma quantia a rondar os 26 milhões de euros para despedir o treinador português.
Anos mais tarde, mais concretamente em 2015, Mourinho voltou a ser despedido do Chelsea, mas desta feita a indemnização recebida foi mais reduzida: cerca de ‘apenas’ nove milhões de euros. Tudo somado, o Chelsea pagou um montante de 35 milhões de euros a Mourinho só… em indemnizações.
Os azuis de Londres não foram, porém, os únicos a pagar para tirar Mourinho do comando técnico. Mais recentemente, no final de 2018, também o Manchester United optou pela não continuidade do treinador português à frente da equipa e chegou a um acordo para cessar o contrato em vigor. Os red devils pagaram um total de 22,7 milhões de euros a Mourinho e à restante equipa técnica, tal como ficou descrito no relatório e contas do clube inglês.
Por último, em 2021, Mourinho viu a sua missão no Tottenham ser forçosamente interrompida ao fim de 17 meses. Os spurs não divulgaram o valor da indemnização em causa, mas a imprensa inglesa garante que o valor será superior a 17 milhões de euros, até porque ainda restavam dois anos de contrato.
Feitas as contas, e confirmado o valor da indemnização do Tottenham, Mourinho encaixou ao longo destes anos no futebol inglês, mais de 74 milhões de euros só em indemnizações.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here