O pivô Gabriel Massuca Teca, da equipa sénior masculina de andebol do 1º de Agosto, assinou um contrato com o CS Baia Maré da Roménia.
Nos últimos anos, o internacional angolano, de 30 anos de idade, recebeu outras propostas de formações europeias, sem nunca terem terminado em acordo.
Titular indiscutível no emblema do “RI20, Tecas já representou o país em dois Campeonatos do Mundo de sénior e em quatro Campeonatos Africanos.
Trata-se do segundo atleta do 1º de Agosto a rumar para a Roménia, depois de Romé Hebo, que representa o Dínamo de Bucareste, desde 2019.
Em femininos a internacional angolana Magda Cazanga regressa ao continente europeu para representar o clube Stiinta de Bucaresti da Roménia, com o qual rubricou um contrato para os próximos três anos.
Após ter estado ao serviço do Balo Mano Salud da Espanha, emblema com a qual rescindiu o contrato em Março último, por incumprimentos financeiros da parte contratante, Magda Cazanga regressou ao país e ingressou no seu antigo clube, o Petro de Luanda.
A jogadora, de 30 anos de idade, foi influente na conquista do Campeonato Nacional e Taça de Angola pelos tricolores, na última temporada.
No último mês, a tricampeã africana (Luanda/2016, Brazzaville/2018 e Yaoundé/2021) esteve ao serviço da Selecção Nacional, nos Jogos Olímpicos de Tóquio´2020, no Japão.
O campeonato romeno conta com uma outra andebolista angolana, a pivot Albertina Cassoma, que joga no Rapid CS de Bucareste.