- Os Palancas Negras tentam esta 2ª feira a partir das 16 horas no estádio 11 de Novembro em Luanda, frente ao Gabão, conquistar a primeira vitória nesta fase de grupos, ainda assim ANGOLA não evitará o último lugar, sendo já certo que não vai marcar presença na fase final da prova.
Entretanto o seleccionador angolano, Pedro Gonçalves, disse este sábado, que a equipa tem ainda moral para tentar a única vitória nas eliminatórias do CAN2022, apesar de estar já afastada-
Angola é última classificada do grupo D com apenas um ponto, em cinco jogos, ao passo que o Gabão, com 10 pts, está já apurado, à semelhança da Gâmbia. Outra selecção da série que fica de fora é a da República Democrática do Congo (RDC), terceiro com seis pontos.
No histórico entre ás duas selecções este será o 20º desafio em que os dois conjuntos se defrontam. Até agora, Angola somou nove vitórias, contra cinco do Gabão, além de cinco empates.
No jogo da 1ª volta em 2019 no Estádio Franceville o Gabão venceu por 2-1. Depois de estar a perder por 2-0, Yano, que substituiu Mateus Galiano na etapa complementar, marcou o golo de honra de Angola quee neste momento ocupa a posição 125 no Ranking da FIFA e o Gabão ocupa o 86º lugar.