O Petro de Luanda procura conservar domingo, em Benguela, a liderança do Girabola2021, diante da Académica do Lobito, num dos jogos mais notáveis da 25ª jornada do campeonato nacional de futebol da primeira divisão.
Primeiro classificado com 54 pontos, os petrolíferos deslocam-se ao encontro do oitavo (29 pts) numa altura em que o grupo está motivado face à goleada (3-0) da ronda anterior sobre o “arqui-rival” 1º de Agosto, a qual garantiu-lhe o comando isolado da prova.
Conquistar os três pontos, no Estádio de Ombaka, à semelhança do que ocorreu na primeira volta, em Luanda (1-0), e manter a caminhada triunfal (sete jogos consecutivas) a cinco rondas do fim da competição é o principal objectivo de Bodunha e comandados, que, no entanto, terão à prova o favoritismo que recai sobre si.
Os “lobitangas” vêm de um empate, a todo nível moralizador, diante do Progresso do Sambizanga, em plena capital do país (Estádio dos Coqueiros), e, tendo em conta a necessidade de manter-se na primeira metade da tabela classificativa, advinha-se uma partida equilibrada.
O factor casa pode “jogar” à favor dos “académicos”, visto ser permitido a presença de público em 10%, nas demais províncias, contrariamente a Luanda.
Outro encontro de realce, cujo resultado possa alterar posições no topo, é o Sagrada Esperança da Lunda Norte-Santa Rita do Uíge, marcado para sábado, no Dundo.
Ambos venceram na ronda anterior, sendo os “lundas” (3-1) diante da Baixa de Cassanje e a formação do Uíge (1-0) frente ao Desportivo da Huíla, pelo que a moral é alta e os atletas devem dar o seu melhor.
O Sagrada ocupa a segunda posição com 52 pontos e caso vença, sem que o Petro faça o mesmo, ascende ao comando com 55 pts. Um empate petrolífero resulta igualmente em 55 pontos, mas os diamantíferos têm vantagem no confronto directo e um jogo em atraso.
A jornada abre, sábado, com as partidas FC Bravos do Maquis-Baixa de Cassanje (Estádio Mundunduleno, 15h) e Sporting de Cabinda-Progresso do Sambizanga (Tafe, 15:30), além do Sagrada-Santa Rita.
Prossegue domingo com o Desportivo da Huíla-Interclube (Estádio do Ferrovia, 15h), Cuando Cubango FC-Williete de Benguela (Eucaliptos, 15h) e Ferrovia-Caála, ambos do Huambo (Kuricutela, 15h).
O desafio entre o 1º de Agosto e Recreativo do Libolo fica adiado, sem data, devido a casos da Covid-19 no plantel “libolense”.
Nas três últimas posições (área de despromoção) estão Cuando Cubango FC (14º com 22 pontos), Baixa de Cassanje (15ª/21) e Ferrovia do Huambo, 16º com 10 pontos.
O 1º de Agosto detém o título.