O Comité Olímpico Angolano (COA) manteve a tradição, de celebrar o dia do Olimpismo, assinalado no passado dia 23 de Junho, realizando actividades desportivas, cujo ponto mais alto foi a “marcha olímpica” realizada este sábado, na cidade no Kuito, Província do Bié.
Em L uanda, um Festival Desportivo alusivo a Semana olimpica realizou-se na manha deste sábado no Largo do Cine Sao João, no bairro Popular com a participação de cerca de 300 crianças de varias modalidades da Escola Macovi Sport clube ligada aos desportos nas comunidades psara o combate a delinquência juvenil .
A escola Macovi esteve presente nas modalidades de xadrez, karaté, judo, ciclismo, basquetebol, andebol, jijutsi, ténis de Mesa e Capoeira.
O evento enquadra-se nas comemorações alusivas ao Dia da Criança Africana, assinalado a 16 do corrente, e ao Dia Internacional do Olimpismo, instituída em homenagem à criação do Comité Olímpico Internacional, pelo barão Pierre de Coubertin, aristocrata francês.
A propósito, a judoca do 1º de Agosto Diassonema Neide, da categoria de -57 kg, viu oficialmente confirmada a sua participação nos Jogos Olímpicos a ter lugar de 23 de Julho a 8 de Agosto em Tóquio (Japão), sendo a única da modalidade a integrar a delegação angolana ao evento.
A trigésima sétima posicionada do ranking mundial com 1.657 pontos, figura na lista de 20 judocas africanos, em ambos os sexos, que se qualificaram para o evento de Tóquio, confirmados quinta-feira pelo Comité Olímpico Internacional.
Até então, ao nível do judo, Angola tem participado nos Jogos Olímpicos apenas com a ex-atleta Faya, cuja última presença ocorreu em 2016, na edição do Rio de Janeiro, depois de ter competido em Beiging (2008) e Londres (2012).
Além desta modalidade de combate, Angola vai participar nos Jogos Olímpicos com o andebol sénior feminino, atletismo, natação e vela.
O basquetebol sénior masculino procura o apuramento a partir de dia 29 próximo, no torneio pré-olímpico, a disputar-se na Lituânia.
O extremo Leonel Paulo, do Petro de Luanda, será a grande baixa, por lesão, prova em Angola defronta as congéneres da Polónia e Eslovénia.