SUÉCIA E UCRÂNIA, ÁS EQUIPAS MEMOS FAVORITAS DESTA FASE ENCERRAM ESTA TERÇA FEIRA OS OITAVOS DE FINAL.

98

No que diz respeito a equipas não favoritas no torneio não é preciso ir mais longe do procurar pelas duas em confronto em Glasgow, com inicio ás 20h00
A Suécia chamou a atenção no nulo inicial com a Espanha e sublinhou a sua qualidade ao derrotar a Eslováquia e a Polónia, terminando como vencedora do Grupo E. Entre as únicas equipas invictas ainda em prova, os escandinavos são bem organizados na defesa e perigosos no ataque, bem liderados por Emil Forsberg, autor de três golos no torneio.
A Suécia vive um bom momento depois de liderar um grupo competitivo. O empate sem golos com a Espanha e a vitória por 1-0 sobre a Eslováquia destacaram a solidez defensiva da equipa, enquanto a vitória por 3-2 sobre a Polónia mostrou que também é forte no ataque. O conjunto nórdico nunca venceu uma eliminatória na fase final – e esta é a sua melhor oportunidade para quebrar esse enguiço.
A Ucrânia tem revelado duas faces na competição, tendo sido derrotada pelos Países Baixos mas quase conseguiram um ponto, pareciam estar no controlo contra a Macedónia do Norte, mas por pouco perdeu a vantagem de dois golos e foi o derrotado pela Áustria.
A Ucrânia também tem dois excelentes goleadores na frente e tanto Roman Yaremchuk como Andriy Yarmolenko fizeram dois tentos. A formação de Andriy Shevchenko qualificou-se como uma das melhores terceiras classificadas, após duas derrotas e uma vitória no Grupo C, mas já mostrou que pode causar dano se estiver num dia de acerto.
Dado estatístico: A Suécia não perdeu nos oito jogos sem perder realizados em 2021 e o seu único empate nesta série ocorreu no primeiro jogo do EURO 2020 contra a Espanha.
Suécia e Ucrânia encontram-se pela primeira vez desde 2012 nos oitavos-de-final do UEFA EURO 2020, em Hampden Park (Glasgow), sendo que o último embate entre as duas nações encerra boas memórias para o actual seleccionador ucraniano, Andriy Shevchenko.
O vencedor desta eliminatória enfrentará a Inglaterra ou a Alemanha nos quartos-de-final, em Roma, a 3 de Julho.
Confrontos anteriores
• A Ucrânia assinalou a sua estreia em fases finais com um triunfo por 2-1 sobre a Suécia, em Kiev, na Jornada 1 do UEFA EURO 2012. Zlatan Ibrahimović (52) deu vantagem a uma selecção sueca orientada por Erik Hamrén, mas Shevchenko empatou três minutos volvidos, antes de apontar o tento decisivo aos 62 minutos e oferecer os três pontos à equipa dirigida por Oleh Blokhin.
• Andriy Pyatov e Andriy Yarmolenko faziam parte dessa formação ucraniana, com Andreas Granqvist, Mikael Lustig e Sebastian Larsson a serem titulares do lado sueco.
• Esses foram mesmo os únicos pontos conquistados pela co-anfitriã do torneio, que terminou atrás da Inglaterra e da França no Grupo D, mas à frente da Suécia, que também registou três pontos.
• Esse foi o primeiro encontro oficial entre as duas nações e também a última ocasião na qual mediram forças, com os três amigáveis que disputaram antes disso a resultarem num triunfo para cada lado e num empate.
• A primeira partida de sempre entre os dois países teve lugar em solo sueco a 1 de Junho de 2008, quando Serhiy Nazarenko deu aos visitantes um sucesso por 1-0.
• As duas selecções defrontaram-se novamente na final de um torneio amistoso em Chipre, a 9 de Fevereiro de 2011, registando-se então um empate a uma bola ao cabo dos 90 minutos regulamentares, antes de a Ucrânia prevalecer por 5-4 no desempate por penáltis. Marko Dević tinha cancelado, da marca de grande penalidade, o golo madrugador da Suécia, apontado por Johan Elmander.
• A Suécia somou a sua primeira vitória contra a Ucrânia à terceira tentativa, com Tobias Hysén a facturar no segundo minuto dos descontos e a estabelecer on 1-0 final num amigável que teve lugar em Kharkiv, a 10 de Agosto de 2011.
Equipas prováveis
Suécia: Olsen; Lustig, Lindelöf, Danielson, Augustinsson; S. Larsson, Ekdal, Olsson, Forsberg; Isak, Quaison
Ucrânia: Bushchan; Karavaev, Zabarnyi, Matviyenko, Mykolenko; Malinovskyi, Sydorchuk, Zinchenko; Yarmolenko, Yaremchuk, Tsygankov

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here