ANGOLA MELHORA CRESCIMENTO PARA 3,8% SEGUNDO A FITCH SOLUTIONS

67

“Prevemos que o PIB real de Angola vá acelerar de uns estimados 0,6% em 2021 para 3,8% em 2022”, refere uma nota, citada pela agência Lusa.

No apontamento, enviado aos investidores, a Fitch Solutions realça um crescimento do PIB de Angola acima da previsão de consenso dos analistas da Bloomberg, que aponta para 2,2% em 2022” e melhor que a previsão de Janeiro da consultora, que previa uma expansão de 2,7%.

Os analistas da consultora Ficth Solutions, empresa detida pelos mesmos donos da agência de notação financeira Fitch Ratings, escrevem, na revisão da previsão, que “o preço do petróleo vai subir de uma média de 71 dólares por barril, em 2021, para 100 dólares este ano, o que será um incentivo para as empresas aumentarem a produção petrolífera, que deverá crescer 3,5% este ano”.

O petróleo representa 85,4% das exportações de Angola, a subida de preço será positiva para as contas públicas, que também serão ajudadas “pelo fortalecimento do Kwanza – moeda de Angola, num contexto de melhoria das condições comerciais e de redução da inflação de 25,7% em 2021 para 20% este ano”.

No último trimestre de 2021, a Ficth Solutions havia revisto em baixa a previsão da evolução da economia angolana, antecipando uma recessão de 1,5% para este ano, e estimou que o país voltaria ao crescimento apenas em 2022.

Neste ano, se o país não conhecesse um crescimento, completaria o sexto em recessão consecutiva.

Na primeira semana deste mês de Abril (2022), a consultora Oxford Economics Africa considerou que Angola cresceria 3% este ano, depois de cinco anos de recessão, com a produção de petróleo a crescer 5,4%, para 1,18 milhões de barris diários.

Ainda neste mês de Abril, a empresa especializada em informação Petrolífera, Petro-Angola,anunciou que a produção de petróleo no país atingiu, mês de Março deste ano (2022), um volume total de 35 milhões 417 mil barris por dia, representando um aumento de 9,5% em relação ao período anterior.

A média de produção diária, em Março, foi fixada em 1.142 mil barris, de acordo com o relatório mensal publicado pela Petro-Angola, empresa angolana provedora de informação sobre petróleo, gás e energia renováveis.

No Orçamento Geral do Estado (OGE) para este ano, aprovado em Dezembro, o Governo prevê uma expansão do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,4 por cento, explicada pelas perspectivas de expansão do PIB não petrolífero e do PIB petrolífero de 3,1 e 1,6  por cento, respectivamente.

O OGE 2022 fixa o preço do barril do petróleo a 59 dólares norte-americanos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here