Durante o evento, a decorrer no centro de conferências Ato Congresium, João Lourenço vai dirigir-se ao empresariado turco, para sublinhar o potencial económico de Angola e as oportunidades de negócio.
Vai reafirmar, também, o comprometimento do Executivo angolano com o crescimento e desenvolvimento da economia, através do sector privado, e as múltiplas iniciativas que têm vindo a ser desenvolvidas para melhorar o ambiente de negócios.
O Fórum insere-se no programa oficial da visita do Chefe de Estado angolano à Turquia e constitui uma oportunidade para divulgar, junto da comunidade empresarial turca e dos investidores, o novo ambiente de negócios vigente em Angola.
Serve igualmente para dar ênfase às reformas em curso e as políticas de apoio ao investimento privado, além da diversificação da economia nacional.
Além de João Lourenço, prevê-se que intervenham no evento o ministro do Comércio da Turquia, Ahmet Mus, o presidente do Conselho de Administração da AIPEX, António Henriques da Silva, que dará a conhecer as oportunidades de investimento existentes em Angola.
Participam do evento cerca de uma centena de empresas, angolanas e turcas, dos mais variados ramos, que em breve irão usufruir das vantagens de duas ligações aéreas directas semanais entre Luanda e Ancara, através da Turkish Airlines.
Dados indicam que, nos últimos 18 anos, a Turquia aumentou a sua presença em África e investiu perto de 100 milhões de dólares americanos, em 2003, e cerca de USD 6,5 biliões em investimento directo, em 2021.
No período de 2003 a 2019, o comércio com África aumentou cerca de cinco vezes, sendo que 51 cidades africanas são agora servidas pela Turkish Airlines, que prevê iniciar operações de voos para Angola.
Até à presente data, Angola tem registado cerca de USD 200 milhões em investimentos de origem turca, com destaque para os sectores da mineração e siderurgia.
A visita do Presidente angolano à Turquia vai impulsionar as relações económicas entre os dois países e espera-se, a médio prazo, um aumento de investimentos turcos em Angola nos sectores considerados prioritários, nomeadamente indústria, minas, energia, turismo, transportes e comércio, em que ambos os Estados possuem já fortes ligações.
A balança comercial entre os dois países é desfavorável para Angola. Dados da Administração Geral Tributária (AGT) indicam que, de 2015 a 2020, o país africano realizou importações da Turquia no valor de USD 1.702.737.951,00, enquanto as Exportações no mesmo período foram de apenas USD 41.960.419,00.