O chefe de Estado da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, disse esta terça-feira que a visita de um Presidente português é mais importante que a de um europeu ou norte-americano, como Joe Biden.
“A visita de um Presidente português é mais importante que a visita de um Presidente europeu ou americano. Não é a questão de um país que me vem dar mais dinheiro, é amizade, é aproximação. É mais importante que a visita de Joe Biden [Presidente dos Estados Unidos] e digo isto de coração”, afirmou Umaro Sissoco Embalo, na declaração à comunicação social acompanhado pelo seu homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa.
O Presidente português iniciou segunda-feira uma visita oficial ao país, que termina hoje.
- Saudado por milhares de pessoas, Marcelo demorou 2 horas a percorrer 8 quilómetros na Guiné-Bissau
- Marcelo responde às críticas sobre visita à Guiné-Bissau
“O senhor Presidente viu a expressão do povo”, salientou Umaro Sissoco Embaló, referindo-se à multidão que recebeu segunda-feira Marcelo Rebelo de Sousa, em Bissau.
Na declaração, o Presidente guineense salientou que a “visita superou todas as expectativas” e que as relações entre os dois países “ficaram ainda mais próximas”.
“Quero reafirmar que o povo guineense e o povo português são unidos e continuaremos a ser unidos”, frisou.
O anterior Presidente português a realizar uma visita oficial à Guiné-Bissau tinha sido Mário Soares, em 1989, há 31 anos e seis meses.