ANasa partilhou no seu site oficial os planos da Artemis, missão que tem como objetivo levar a primeira mulher à Lua em 2024. Mais do que um regresso ao nosso satélite natural, esta missão pretende ser um dos primeiros passos para um dia levar astronautas a Marte.
“Com apoido dos dois partidos, a nossa ida à Lua do séc. XXI está ao alcance dos EUA. À medida que solidificámos mais os nossos planos nos últimos meses, continuámos a refinar o nosso orçamento e arquitetura. Vamos voltar à Lua pela descoberta científica, benefícios económicos e inspiração para uma nova geração de exploradores. À medida que construímos uma presença sustentável, também vamos geramos impulso para os primeiros passos humanos no ‘Planeta Vermelho”, pode ler-se no comunicado do administrador da NASA, Jim Bridenstein.
Os astronautas parte da missão Artemis farão a viagem no novo foguetão da agência espacial norte-americana, o Orion. Porém, antes disso, a NASA planeia realizar dois voos de teste em volta da Lua, uma missão sem tripulação em 2021 e uma com astronautas em 2023. Só depois de dados todos estes passos é que a NASA estará pronta para lançar a missão Artemis, com a qual a NASA também planeia recolher amostras do solo.