ANGOLA TESTEMUNHA O EMPOSSAMENTO DA MAIS JOVEM CONSELHEIRA DA REPÚBLICA.

62

O dia 31 de Agosto, vai certamente ficar na históri,  e na vida de Fernanda Renée Ulombe Samuel.
A guardiã dos Flamingos, protectora dos mangais, advogada dos pescadores e das comunidades ribeirinhas, foi empossada esta terça-feira, pelo presidente João Lourenço, como Conselheira da República, sendo a mais nova, da história do país.
Com apenas 28 anos de idade, Renné, alcançou tal desígnio, fruto da sua luta incansável para a protecção dos Ecossistemas, a sua forte entrega na preservação dos Mangais, o que lhe conferiu reconhecimento a nível internacional.
Licenciada em engenharia de Pesquisa e Produção de Petróleos pela Universidade Jean Piaget de Angola, Fernanda Renné, viu seu trabalho reconhecido internacionalmente, daí ter sido nomeada finalista para o Prémio Jovens Campeões da Terra, pela Organização das Nações Unidas, em 2020.
Pela ONU, Fernanda Renné, foi igualmente nomeada. Em Janeiro deste ano, para o Prémio Ambiental da Realeza Britânica denominado The Earth Shoot Prize, liderado pelo príncipe William.
Isto, depois de aos 25 anos de idade, Renné, ter chegado pela primeira vez na União Africana, em representação do Ministério do Ambiente como ponto Focal no Conselho Técnico Especializado para a Agricultura, água, pescas, e ambiente, durante 3 anos.
Foi ainda a União Africana, que condecorou Fernanda Renné, com Diploma de Mérito pelo seu contributo na sustentabilidade Ambiental em África, durante as celebrações do dia Mundial do Ambiente e de Wangari Maathai, realizado na Serra Leoa, em reconhecimento pelo seu trabalho, pelo facto de a também ambientalista, ter trabalhado em 12 países africanos como Namíbia, Quénia, África do Sul, Níger, Etiópia, Gabão e outros.
Recorda-se que, em 2016, Fernanda Renée foi vencedora da 6ª edição do Prémio Odebretch para o desenvolvimento sustentável, o que lhe deu a oportunidade de integrar o quadro técnico do Ministério do Ambiente, na altura, liderada pela ministra Fátima Jardim, que convidou a mais recém-formada.
No dia-a-dia, Fernanda Renné, com ajuda de parceiros e voluntários, tem se dedicado à OTCHIVA, que luta pela protecção da flora e da fauna, procurando minimizar a fome e a pobreza, com a preservação dos Mangais de Cabinda ao Namibe.
Parabéns Renné…
Parabéns, verdadeira reconciliadora do homem, com a Mãe natureza.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here