JONAS SAVIMBE CONSIDERADO PAI DA DEMOCRACIA ANGOLANA

262

numa nota em que a TV BELAS teve acesso, a liderança do galo Negro considera Jonas Savimbi, um raro revolucionário de extraordinária coragem: intelectual, moral e física.
Jonas Savimbi considerado pai da democracia Angolana, nasceu no dia 3 de Agosto de 1934, Angola e a África viram nascer, na localidade de Munhango, na Província do Bié, um dos seus mais ilustres Filhos, o Dr. JONAS MALHEIRO SAVIMBI, filho de Loth Malheiro Savimbi, um então muito raro alto funcionário africano dos CFB, e de Helena Mbundu Sakatu Savimbi.
a nota espelha que Jonas Savimbi, Muito cedo, fruto da educação cultural e patriótica que o seu pai lhe inculcara, Jonas Malheiro Savimbi despertou para a realidade das injustiças que caracterizavam as relações entre os africanos e os europeus viventes na região central de Angola. Essa educação foi determinante para Jonas Savimbi interiorizar muito profundamente o valor liberdade na sua consciência.
Continua a citar a nota, Como consequência lógica do seu amor pela liberdade e pelos valores pátrios à ela agregados, Jonas Savimbi é partícipe de primeira linha da gesta da luta pela Independência Nacional. Como militante nacionalista assumiu funções como։ Secretário Geral da UPA-FNLA e Ministro dos Negócios Estrangeiros do GRAE [Governo Revolucionário de Angola no Exílio] de 1961 à 1965 e depois como Fundador, Presidente da UNITA e Alto Comandante das FALA [Forças Armadas Libertação de Angola] de 1966 à 1975. O Dr. Savimbi, deu um contributo substantivo na luta do povo Angolano, para a conquista do Estado Democrático e de Direito e economia de mercado de 1976 à 1992. De 1992 à 2002, apesar de muitas adversidades nacionais e internacionais, o Dr. Jonas Savimbi foi um firme promotor da paz para a qual doou inclusive a própria vida. Hoje, mesmo as gerações mais novas reconhecem a justeza das lutas de Jonas Savimbi e a sua causa ganha, cada dia, mais simpatias.
Na verdade, como homem de pensamento e sobretudo de acção, os seus feitos marcaram ʺad eternumʺ a história de Angola e conquistaram admiradores, indefectíveis seguidores e também inimigos que, felizmente, são cada vez mais reduzidos em número.
Hoje, quando perfazem 87 anos sobre a data do seu nascimento, comemorados, pela UNITA, sob o Lema: “FIÉIS AO PENSAMENTO DE JONAS SAVIMBI- MOBILIZEMOS OS PATRIOTAS PARA A ALTENÂNCIA DO PODER” é justo afirmar que Jonas Malheiro Savimbi viveu para cumprir, para a História, o múltiplo propósito de ser:
1) Um excepcional despertador de consciências;
2) Um patriota, um nacionalista e um panafricanista do mais alto quilate;
3) Um visionário perspicaz;
4) Um raro revolucionário de extraordinária coragem: intelectual, moral e física;
5) Um verdadeiro Líder transformador, carismático e de vanguarda;
6) Um generoso distribuidor de saberes;
7) Um incansável difusor de convicções e;
???? Um servo da Liberdade para o homem universal.
Por isso, Jonas Savimbi é a inesgotável fonte de inspiração da nossa força anímica de modo a trabalharmos, sem cessar, para o triunfo do seu projecto de sociedade para Angola.
Lembrar que o acto central em comemoração aos 87 anos do líder fundador da UNITA Jonas Savimbi vai decorrer na província de Benguela sob liderança de Adalberto Costa Júnior Presidente da UNITA

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here