ULTIMAM-SE PREPARATIVOS PARA INVESTIDURA DE LULA DA SILVA

148

Os preparativos para a tomada de posse, no próximo domingo, do Presidente eleito do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, estão na recta final, uma cerimónia que contará com o presença do Chefe de Estado angolano, João Lourenço.

Os preparativos decorrem num momento em que foi decretado luto de três dias em homenagem a Pelé, considerado rei do futebol, que morreu quinta-feira,  aos 82 anos, vítima de doença.

De nome próprio Edson Arantes do Nascimento, o astro que está a ser lembrado pelos seus feitos, reparte as atenções com os preparativos da cerimónia de posse de Lula da Silva. 

Apesar da morte de Pelé, as atenções em torno da cerimónia mantém-se num movimento “frenético” no perimetro da Esplanada dos Ministérios, Palácio do Planalto e no Itamaraty (Ministério dos Negócios Estrangeiros).

O acto poderá contar com a presença de 17 Chefes de Estado, além de representantes de 120 países.

Um forte esquema de segurança foi montado na área central de Brasília, no quadro da posse presidencial.

Na Esplanada dos Ministérios há o registo de um forte controlo às pessoas que por ali circulam,
de acordo com as autoridades locais.

As principais vias vão ser fechadas e a sede dos três poderes, no Palácio do Planalto, Congresso Nacional (Parlamento) e Supremo Tribunal Federal (STF) passarão também por um forte monitoramento.

No local, a ANGOP pôde constatar um forte aparato da força de segurança para a manutenção da ordem, prevenindo os recentes registos de violência ocorridos depois da publicação dos resultados das eleições.

A estrutura em que vai decorrer o evento já está erguida e engalanada com as cores da bandeira da República Federativa do Brasil.

De acordo com o programa, a cerimónia começa por volta das  14h00 (18h00 em Angola) de domingo, 1 de Janeiro de 2023, com o tradicional desfile automóvel pela Esplanada. 

Depois, o Presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva e o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, participam de uma solenidade no Congresso Nacional (Parlamento) e partem para o Palácio do Planalto, onde o Presidente receberá a faixa presidencial.

Outro momento oficial, à semelhança de outros, será o festival de música com shows de mais de 20 artistas convidados.

Uma feira gastronómica também estará patente no recinto.

Para a cerimónia, está prevista a presença de cerca de 300 mil pessoas, em representação de vários estados do Brasil, além dos convidados.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here