Foi realizado, quarta-feira 13 de Abril, na cidade do Cuito, capital da província, o acto de abertura das comemorações do quadragésimo sexto aniversário de institucionalização do Serviço de Migração e Estrangeiros do Ministério do Interior da República de Angola.
O evento decorreu no anfiteatro das Direcções do Governo Provincial e foi presidido pelo titular do órgão, comissário de migração, Joaquim Hucata “Cabelo Branco”, em representação do comissário, Gabriel Francisco Diogo, Delegado do Ministério do Interior e Comandante provincial da Polícia Nacional de Angola no Bié, ladeado pelo Procurador da República junto do Serviço de Migração e Estrangeiros, Alfredo Dibo Canhimbo, bem como pelo superintendente de migração, Damião Ngueve Sacuenda, oficial do órgão já licenciado à reforma.
No discurso de abertura, o presidente do acto fez saber que a “efeméride“ representa para a corporação mais do que regozijo, uma oportunidade para reflexão em torno das acções desenvolvidas pelo órgão, que remete á um percurso de inúmeras conquistas e realizações, somadas durante os longos e sacrificados 46 anos, que justificam os preceitos estabelecidos em obediência às metas até então atingidas.
“Ao nível da nossa província, temos uma situação geográfica sem exposição á fronteiras internacionais, porém, detentora de elementos de atração de um considerável fluxo migratório de cidadãos de nacionalidades diversas, atraídos pelas zonas diamantíferas dos municípios do Chitembo e Nhârea, onde a mercantilização de bens alimentares é detida maioritariamente por cidadãos Oeste-Africanos, merecendo a pronta resposta da acção operativa do órgão, em colaboração com outros órgãos de defesa e segurança interna”, disse o oficial comissário.
O evento foi marcado por uma palestra subordinada ao tema “A imigração ilegal e suas consequências“, dissertada pelo inspector de migração chefe, Jeremias Paiva, chefe de secção de Segurança Interna, que numa linguagem bastante clara e pedagógica levou à compreensão de todos os presentes.
De lembrar, que para este ano as jornadas comemorativas decorrem sob o lema, “SME 46 anos apostando na modernização e flexibilidade dos actos migratórios”.
Testemunharam o acto, membros do conselho consultivo normal da Delegação Provincial do Ministério do Interior, Magistrados do Ministério Público e convidados.