Artigo de Opinião de Yussuf Tati
Os governos a nível mundial, estão muito arrependidos por terem apoiado a criação das Redes Sociais, porque as mesmas hoje servem para dar voz aos que não têm acesso ao verdadeiro jornalismo.
A criação das redes sociais mostra o desespero dos governantes autoritários, porque, hoje por hoje, os maiores fiscalizadores dos Órgãos Públicos em África e o resto do mundo, são as redes sociais, embora haver muitos excessos, mas em muitos paises Africanos estas plataformas são fundamentais para o acesso à informação.
No nosso país, as redes sociais tomaram o lugar da comunicação social pública e alguma privada. Mais triste de tudo, os históricos e novos players do jornalismo angolano não estão preocupadas com a causa social, na sua maioria estão preocupados com os fins financeiros e pessoais e cargos públicos. O receio de perder estes miminhos leva estes responsáveis a desinformarem a opinião pública. Vezes há que lacrimejo, vendo pessoas, que me ensinaram a ter coragem, a seguir a ética profissional, a deixarem, muito a desejar.
Boa parte da sociedade Africana, especialmente no nosso país angola, a única forma que têm para expor a sua voz é através das redes sociais. Estas plataformas hoje constituem-se num veiculo capaz de fazer sentir o descontentamento delas e muito mais.
Além da falta de água potável, o lixo em volta da cidade capital e a pobreza extrema que os estados africanos enfrentam, actualmente precisam também travar outra batalha, que dificilmente cai ao seu favor, que são as redes sociais. Estas plataformas são hoje as principais armas para lutar contra as ditaduras democráticas.
saiba, que tenho pouco tempo de vida, aprenda enquanto eu estiver vivo, não vou viver para sempre.
By: Yussuf Tati coordenador da Tv Belas