IRÃO: POLÍCIA VOLTA A FISCALIZAR USO DO VÉU ISLÂMICO

170

De acordo com um alto funcionário da polícia à agência noticiosa Fars, as autoridades “iniciaram a nova etapa do programa Nazer-1 [“vigilância’”em persa] em todo o país”

A polícia iraniana recomeçou a fiscalizar o uso do véu islâmico, reporta agência de noticias AFP, quase quatro meses após a morte da jovem Mahsa Amini.

De acordo com um alto funcionário da polícia à agência noticiosa Fars, as autoridades “iniciaram a nova etapa do programa Nazer-1 [vigilância em persa] em todo o país”, nova fase essa que corresponde à fiscalização do uso do hijab dentro dos veículos.

Se for detetada a ausência de hijab poderá ser enviada uma mensagem com uma advertência para a infratora. “A remoção do hijab foi observada no seu veículo: é necessário respeitar as normas da sociedade e garantir que esta acção não se repita”, pode ler-se na mensagem, alegadamente enviada pelas autoridades.

No entanto, a informação foi recebida com desconfiança, e foi prontamente desmentida pelo canal estatal Al- Alam, que acusou a “imprensa estrangeira” de “tentar interpretar estas palavras como se a República Islâmica estivesse a recuar na questão do hijab e da modéstia, alegando que isto se devia aos recentes protestos”.

O Irão vive protestos generalizados desde 16 de setembro, após a morte sob custódia policial da jovem curda Mahsa Amini, de 22 anos, que havia sido detida justamente pela polícia da moralidade por supostamente usar o véu islâmico de forma inadequada.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here