PROCESSO CONTRA O ANTIGO VICE-PRESIDENTE DE ANGOLA MANUEL VICENTE EM FASE DE INSTRUÇÃO PREPARATÓRIA SEGUNDO A LUSA

132

Segundo a lusa “Está a ser instaurado o processo-crime, que está em instrução preparatória”, adiantou o Procurador-Geral Adjunto da República, Pedro Mendes de Carvalho, à margem de um `workshop` sobre investigações financeiras e branqueamento de capitais que decorre esta semana em Luanda.

Desde 2022 que as autoridades angolanas assumiram estar a trabalhar num caso contra o antigo patrão da Sonangol e ex-vice-presidente angolano, que gozou de imunidades legais para os titulares de cargos públicos, durante cinco anos, após a sua saída do executivo, na altura liderado pelo ex-chefe de Estado José Eduardo dos Santos, e que expirou em setembro de 2022.

Em 2018, Portugal iniciou um processo conhecido como “Operação Fizz”, em que o ex-vice-Presidente da República era acusado de ter corrompido o procurador português Orlando Figueira, causando tensão entre os dois países, que se resolveu depois de o caso relativo a Manuel Vicente ter sido transferido para Angola.

Sobre o antigo homem forte da petrolífera, recaem suspeitas de estar ligado a esquemas de corrupção e branqueamento de capitais quando exercia funções na Sonangol.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here